segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os tipos de Terrorismo

         Encarando mudanças climáticas drásticas, catástrofes naturais/ambientais, e lembrando com mais “ibope” das tragédias sociais, genocídios raciais e tantas outras mazelas e equívocos, entender essa perseguição doentia dos EUA atrás de Osama Bin Laden, usada sempre como pretexto para invasões de países livres e autônomos, como guerra contra o terror, não me “desce a goela”.

             Vai Bush, vem Obama e presidente após presidente os EUA acham que são os “Xerifes” do mundo. A ponto de querer definir o que é terrorismo.

            Vamos apelar a Wikipédia:Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas,” o mais interessante é a continuação:A inexistência de um conceito amplamente aceito pela comunidade internacional e pelos estudiosos do tema significa que o terrorismo não é um fenômeno entendido da mesma forma, por todos os indivíduos, independente do contexto histórico, geográfico, social e político. Segundo Laqueur, nenhuma definição pode abarcar todas as variedades de terrorismo que existiram ao longo da história.”

          As intervenções Norte-Americanas em qualquer que seja o país e sob qualquer desculpa, se dá de forma militar, com aparatos bélicos dignos que grandes guerras mundiais. Põe medo, desespero, e sentimento de impotência em toda a população pelo seu poder de fogo, instala sem quaisquer precedentes, suas empresas multinacionais explorando mão de obra barata nos países em desenvolvimento, gerando um pensamento no inconsciente coletivo de dependência e gratidão. Apoia milícias de seus interesses em conflitos religiosos, extremistas, militares, cedendo armas, munição e treinamento (como fez com Osama no começo dos anos 90).

         Com essa postura criminosa ainda querem, os EUA, definir ao mundo o que é terrorismo?

              Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo, um bilhão de pessoas passando fome, 30 mil crianças morrem de fome a cada dia, 15 milhões a cada ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresenta atraso no crescimento físico e intelectual. Acha pouco? 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete padece de fome no mundo. A cada dia 275 mil pessoas começam a passar fome ao redor do mundo.
            Quanto o governo dos EUA dispõe para enfrentar estes problemas? Nada. Quanto o governo dos EUA dispõe para comprar armas, munição, caças, para expandir seu imperialismo aos países de seu interesse, sob a égide de combater o Terror?

           Menos de 3.000 pessoas morreram nos ataques ao Word Trade Center em 11/09/2001. Por sua vez, só na Guerra do Iraque foram contabilizados mais de 601.000 mortes causadas pelas forças armadas lideradas pelos EUA, sem levantar as outras intervenções militares alavancadas por eles
             Hastear uma bandeira com dizeres “anti-terrorismo” garante o direito de acabar com a vida de tantos outros? Este poderio militar em ação atende ou não a explicação e entendimento do que é Terrorismo?

             Sem a intenção de defender qualquer ação que tire a vida das pessoas, entender que a ação duradoura que garante os EUA como uma grande potencia mundial é uma ação política perversa, mata quando interveem, mata quando deixa de intervir. A busca pelo controle do mudo e de seus recursos mata mais que o terrorismo que os EUA insiste em indicar como o terror. Nos empurrar a coca cola e o mac donald’s, com suas jornadas de trabalho em regime de escravidão, não entram na conta do terrorismo que eles combatem. Testar remédios em populações africanas, testar armas de destruição em massa para interferir nos países do oriente médio também não entram na conta.

            As notícias dizem: “Vitória política de Obama.” Antes de vinte quatro horas da noticia da suposta ação que vitimou Osama Bin Laden, a notícia já fora desmentida, ou pelo menos da inverdade sobre a foto do corpo, que fora veiculada. Posar de “herói assassino” Obama fez bem, mostrar como se deve resolver os problemas com os inimigos políticos, religiosos ou ideológicos também: Na BALA, na GUERRA, para não parar de alimentar as empresas bélicas que garantem uma bela e recheada campanha para reeleição.

             Devemos ficar atentos aos tipos de terrorismo.


2 comentários:

  1. Fazem parte do nosso 'momento evolutivo'(?!) todas essas contradições diante da nossa guerra de bandeiras brancas... ainda assim, não justifica todo o resto da nossa frieza, negligência e crueldade.
    O mal deve ser eliminado pela inanição, e não pelo próprio mal.
    Ótimo blog, amigo!
    Parabéns e continue firme e forte!
    Abraço!

    Flávio Pinheiro
    ...................
    texticuloscronicos.blogspot.com

    ResponderExcluir